Como funcionam os testes de VIH?
Factos super-rápidos:
É muito comum sentir-se um pouco preocupado quando se decidi fazer um teste para o VIH, mas tomar essa decisão é o melhor que pode fazer pela sua saúde. O processo é rápido, indolor, confidencial e quase sempre gratuito.
Onde posso fazer um teste de VIH? Vai depender da zona do país onde estiver, há, no entanto, vários locais onde pode ser testado para o VIH. Uma rápida pesquisa num qualquer motor de busca on-line por "Fazer teste VIH" irá dar-lhe a resposta que precisa para além da localização. É um bom ponto de partida mas aqui também podemos ajudar. Se o acesso à internet for limitado poderá sempre recorrer ao seu médico de família, às farmácias ou a outras organizações de base comunitária que o poderão ajudar nessa pesquisa. Estes profissionais deverão ser capazes de direccioná-lo para algum lugar onde poderá ser testado gratuitamente. O município de Cascais está organizado nesse sentido.
Se consultar o link https://cascaissemsida.com/ identificará todos os locais e horários disponíveis Se estiver em qualquer outra zona do país, veja no mapa abaixo:
O técnico de rastreio está lá para o ajudar! Antes de fazer o teste, o técnico de rastreio ou o profissional de saúde conversará consigo sobre sua saúde sexual e por que você decidiu fazer o teste. As perguntas só irão servir para entender melhor a situação que o levou a fazer o teste adequando os melhores serviços e orientações. Nunca se esqueça, que os profissionais de saúde não estão lá para o julgar. Não há nada que possa dizer que nunca tenham ouvido antes. Portanto, seja honesto com eles e faça quantas perguntas quiser. É para isso que lá estão. Nunca ceda à pressão de ser testado. Se não se sentir confortável, interrompa, reflita e volte noutra altura. Os resultados serão completamente confidenciais, mas só deve prosseguir, se assim o entender. A decisão é sempre sua.
O que acontece quando você faz um teste? O teste envolve a recolha de uma pequena amostra de sangue do dedo ou do braço, ou através da saliva. O tempo que demora para saber os resultados dos testes de VIH depende do tipo de testes que irá fazer. Se o teste for rápido, receberá os resultados em 20 minutos. Outros tipos de testes serão enviados para um laboratório e poderá levar entre alguns dias e algumas semanas para receber o resultado final. Atualmente, os testes são muito confiáveis, mas se o resultado for positivo, deverá fazer um segundo teste confirmatório para verificar novamente o resultado. Se for igualmente positivo, o diagnóstico de VIH será confirmado, após o qual, iniciar-se-á o tratamento. O tratamento do VIH, atualmente, é muito eficaz e as pessoas que vivem com esta infeção podem viver tanto tempo como qualquer outra pessoa saudável.
Como funcionam os testes de VIH? Existem vários testes de VIH diferentes e seu profissional de saúde deve explicar qual o teste que irá realizar e como irá obter o resultado.
Testes rápidos: Qual é a diferença entre um teste de 3ª geração e um de 4ª geração? Um teste de 3ª geração pesquisa os anticorpos anti-VIH1 e anti-VIH2. Um teste de 4ª geração faz a pesquisa, para além dos anticorpos anti-VIH1 e anti-VIH2, o antigénio p24. Quando uma pessoa é infetada, antes que o seu corpo produza anticorpos contra o vírus, apresenta níveis elevados de antigénio p24 no sangue. Um teste de 4ª geração pode detetar o antigénio p24, a partir de 11 dias a 1 mês após a infeção. De qualquer modo, um resultado reativo a partir de um teste de 3ª e de 4ª geração por si não permite estabelecer um diagnóstico de infeção.
Autoteste São testes que detetam, rapidamente, os anticorpos para o vírus da imunodeficiência humana, através de algumas gotas de sangue após uma picada num dedo. São vulgarmente conhecidos por autotestes, ou testes de autodiagnóstico, porque são feitos pela própria pessoa. Os autotestes estão disponíveis nas farmácias ou em locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM). O autoteste de rastreio de infeção por VIH, que está autorizado pelo INFARMED, pode custar entre os 20 a 25 euros, embora o preço possa variar consoante o local de venda (preço livre). O resultado do autoteste de rastreio de infeção por VIH é visualizado até 15 minutos após a sua realização.
O resultado do autoteste foi não reativo. E agora? Ter um resultado não reativo significa que não foram encontrados anticorpos anti-VIH1 e anti-VIH2. Ou seja, provavelmente não está infetado. Contudo, se tiver tido um comportamento de risco recente e o teste tiver sido realizado dentro do período da janela imunológica (antes de 3 meses após a situação de risco), poderá ser necessário repetir o teste passadas algumas semanas. Aconselhe-se sobre as formas de prevenção de transmissão da infeção por VIH.
O resultado do autoteste foi reativo. E agora? Ter um resultado reativo significa que em princípio foram encontrados anticorpos anti-VIH1 ou/e anti-VIH2. Este resultado pode significar que está infetado. Neste caso, deve contactar o SNS 24 - 808 24 24 24 - para ser referenciado para uma consulta num hospital à sua escolha, onde será feito um teste de confirmação (análise laboratorial) e, caso se confirme a infeção, iniciará o tratamento.
Posso escolher o hospital onde quero ter consulta? Sim. O processo de referenciação para consulta hospitalar está assente na livre escolha do utente. No momento da referenciação é-lhe fornecida uma lista atualizada de consultas hospitalares disponíveis, de onde o utente escolhe o hospital para onde deseja ser referenciado. Assim, o pedido fica registado numa plataforma específica (CTH - Consulta a Tempo e Horas), garantindo o tempo máximo de resposta (7 dias úteis a contar da data de registo de pedido de primeira consulta). |
|