O que precisa de ser feito?
O Impacto do VIH
Reclusos
O que precisa de ser feito?

Por todo o mundo, os governos não conseguiram resolver o problema da infeção pelo VIH nas comunidades reclusas. Mesmo que um corpo substancial de evidências científicas mostre que a prevenção para o VIH aplicado eficazmente reduz comportamentos de risco tanto dentro como fora do sistema prisional, a maioria dos presos não tem acesso a esses programas. As guidelines para a testagem do VIH raramente são seguidas e as poucas condições das prisões tornam impossível aos reclusos chegar um sistema se saúde adequado. Sem proteção suficiente contra o VIH e adequado tratamento e respetivos cuidados de saúde, os reclusos continuarão a sofrer os efeitos devastadores desta epidemia.

Situação e necessidades avaliações e intervenções específicas devem atender os princípios de direitos humanos e as regras mínimas para os prisoneiros. Estes incluem imparcialidade, não discriminação e respeito pelas crenças religiosas e os preceitos morais. Na área da saúde, as normas são obrigatórias para a educação, nutrição, saneamento e acesso atempado aos serviços médicos apropriados. Este último inclui a prevenção da transmissão de doenças contagiosas. Intervenções de saúde devem ser baseadas em evidências, em linha com as diretrizes nacionais e internacionais.

Partilhar Share to Facebook
Se reside na linha de Cascais venha fazer o teste para o VIH, Hepatite B e C na SER+

Poderá conhecer o seu estatuto serológico para o VIH, Hepatites B, C e Sífilis, nas instalações da SER+ (em Cascais) ou na nossa Unidade Móvel de Saúde (que circula nos concelhos de Cascais e Oeiras).

O teste é gratuito, anónimo e confidencial, e tem os resultados em 20 minutos.

Na sede da SER+ os rastreios podem ser realizados às:

  • 2ª feira: entre as 9:20 e as 12.40h e as 14h e as 16.40h
  • 3ª feira: entre as 9:20 e as 12.40h
  • 6ª feira: entre as 9:20 e as 12.40h

Pede-se marcação prévia através do telef. +351 214 814 130 ou +351 910 905 974 ou através do email: alexandra.aguiar@sermais.pt.

Na Unidade Móvel o rastreio é feito por ordem de chegada. Poderá conhecer a rota da Unidade Móvel na nossa página de Facebook, na página de Instagram @diagnosticarnalinha www.instagram.com/diagnosticarnalinha ou através do telem. 910 905 974.

Se a sua organização trabalha com populações vulneráveis ao VIH, Hepatites víricas e outras ISTs e, se pretende distribuir preservativos gratuitamente assim como ensinar a utilizá-los correta e consistentemente, contacte-nos!
Unidade Móvel de Saúde SER+
Centro Anti-discriminação e apoio jurídico.
Relatório de Contas
Plano Estratégico
Estatutos
Donativos
© 2024 SER +. Todos os Direitos Reservados.
Design e Desenvolvimento: Vectweb®SM
Livro de Reclamações
ENTIDADES REGULADORAS
ISS - Instituto da Segurança Social, I.P. ERS - Entidade Reguladora da Saúde